Dando continuidade ao compromisso de promover o debate crítico sobre o impacto da tecnologia na sociedade, a 2ª Edição do Fórum Vozes e Códigos teve como tema “A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação em Angola”.
Realizado com o propósito de abrir espaço para a reflexão colectiva, este encontro reuniu educadores, gestores escolares, académicos, especialistas em tecnologia e representantes governamentais para discutir de que forma a IA pode ser uma aliada na melhoria do sistema educativo angolano.

utilização de ferramentas de IA para personalização do ensino, o desenvolvimento de plataformas de aprendizagem adaptativa…
Entre os temas em destaque estiveram a utilização de ferramentas de IA para personalização do ensino, o desenvolvimento de plataformas de aprendizagem adaptativa, o apoio à formação de professores e a expansão do acesso à educação de qualidade, mesmo em zonas mais remotas.
Por outro lado, foram também discutidas as implicações éticas e sociais da automação no ensino, incluindo o papel insubstituível dos educadores, a necessidade de literacia digital e a urgência de políticas que orientem o uso equilibrado destas tecnologias em benefício dos alunos e da comunidade escolar.
Esta edição reforçou o compromisso da Vozes e Códigos em criar pontes entre tecnologia, sociedade e desenvolvimento humano, destacando o poder transformador da Inteligência Artificial quando aliada a estratégias pedagógicas inovadoras e à inclusão social.